LIGUE AGORA!(69) 3536-6600

FUNCIONAMENTOSegunda à sábado

Serviço Psicopedagógico de Apoio (SPA)

25ABR22

Serviço Psicopedagógico de Apoio (SPA)

Última atualização em: 24/02/2024

O Serviço Psicopedagógico de Apoio (SPA) é uma unidade organizacional inteiramente ligada ao Serviço Didático-Pedagógico de Apoio (SEDA) para fomentar práticas educacionais inerentes ao cotidiano do funcionamento institucional de ensino superior, promovendo suporte aos discentes em primeiro plano e docentes/corpo administrativo, em segundo plano.

O SPA realiza atendimento psicopedagógico aos discentes do Centro Universitário Faema - UNIFAEMA,  que apresentarem indicadores de dificuldades de aprendizagem e de interação social, com influência e prejuízos significativos para o bom desempenho diante da instituição. Os atendimentos são realizados por uma equipe que fará, em data pré-agendada, recepção, identificação, orientação, encaminhamento e acompanhamento do discente resguardando o sigilo e os princípios éticos.

Seu funcionamento se dá em níveis de prevenção e intervenção às problemáticas observadas ou encaminhadas a esta unidade, de forma individual e em grupo, sendo realizado um plano de ação anual para propostas organizacionais de perspectiva psicopedagógica de eficiência. O SPA recebe, identifica, encaminha e acompanha os discentes com dificuldades no processo de ensino-aprendizagem e relações interpessoais, e também desenvolverá ações integradas com os diversos setores da comunidade acadêmica, contemplando a busca de soluções para os conflitos e problemas pessoas ou de grupos relativo à realidade acadêmica.

Os profissionais que estão envolvidos no funcionamento e atendimento do SPA são psicólogos com formação qualificada e experiência profissional, sendo hoje coordenado pelo Professor Doutor Pedro Octávio Gonzaga Rodrigues (Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) e Mestra Yesica Nunez Pumariega (Mestra em Psicologia e Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental).

Diante dessa perspectiva, a instituição preocupa-se em acompanhar os processos pedagógicos apresentados pelos acadêmicos. Tornando o Serviço Psicopedagógicos de Apoio inquestionável, tanto para os acadêmicos, pelo seu caráter interventivo e  preventivo, quanto para os docentes por fornecer subsídios à prática pedagógica com vistas a uma relação humanizadora, onde a vida acadêmica possa ser conhecida, acompanhada e compreendida em sua totalidade, o que propicia a tomada de consciência e possíveis soluções. Não obstante, este serviço consta no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) das Instituições de Ensino Superior (IES), dentre as exigências estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Objetivos:

Geral

Promover ações efetivas que prezem pelo bem-estar e qualidade de vida para a comunidade acadêmica, prevenindo e fornecendo suporte ao desenvolvimento pessoal e social, objetivando o sucesso no desempenho acadêmico.

Específico

  • Oferecer atendimento psicopedagógico aos discentes e docentes do UNIFAEMA, proporcionando subsídios para minimização ou solução das dificuldades e/ou distúrbios de ordem psicopedagógicos, visando o fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem;
  • Orientar discentes e docentes no desenvolvimento pessoal, educacional e profissional, na busca de qualidade no âmbito do ensino e da aprendizagem;
  • Encaminhar sugestões de ações para a melhoria do processo de ensino aprendizagem para os setores responsáveis.
  • Realizar acolhimento institucional na comunidade acadêmica em casos que envolvem deficiência permanente ou transitória ou síndromes específicas para promoção de seu desenvolvimento acadêmico.
  • Avaliar os casos e situações que apresentam problemas ou dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de cunho psicopedagógico
  • Possibilitar e subsidiar a acessibilidade em todos os ambiente e serviços que favoreçam o processo de inclusão.

 

Como agendar atendimento:

Os atendimentos no SPA são com horário previamente agendado em formulário próprio disponibilizado na secretaria das coordenações. O mesmo vale para inscrições nas Oficinas e Ações do SPA.

Maiores informações: pedro.rodrigues@unifaema.edu.br 

Compartilhe: